Todo acordes maiores tem seu relativo menor.e vice versa
Podemos identificar um acordes através da notas da escala.
DO RE MI FA SOL LA
SI DO
1º- 2º- 3º- 4º- 5º- 6º-
7º- 8º-
ANTI RELATIVO-todo acorde de terceira formado com a nota da escala forma um anti-relativo
DO-RE-MI
Em-MI MENOR ANTI RELATIVO DE DO MAIOR
FORMAMOS ASSIM C/ Em /Am
ACORDES RELATIVO DE DO MAIOR
OS ACORDES MENORES: são formados com a 1º-3º-e 5º-justa da escala
1º-
|
2º-
|
3º-
|
4º-
|
5º-
|
6º-
|
7º-
|
8º-
|
LA
|
SI
|
DO
|
RE
|
MI
|
FA
|
SOL
|
LA
|
1º-
|
2º-
|
3º-
|
4º-
|
5º-
|
6º-
|
7º-
|
8º-
|
LA
|
SI
|
DO
|
RE
|
MI
|
FA
|
SOL
|
LA
|
DO
|
RE
|
MI
|
FA
|
SOL
|
LA
|
SI
|
DO
|
MI
|
FA
|
SOL
|
LA
|
SI
|
DO
|
RE
|
MI
|
Am Bo C Dm Em F G Am
PODEMOS OBSERVAR A SEMELHANÇA DA ESCALA MENOR COM A ESCALA MAIOR. MAIS DIFERENTE QUANDO PASSA A
SER MELODICA
ESCALA MENOR: melódica os semitons se encontra do 2º*grau para o 3º grau e do 5º- para 6º- grau
Seqüência e escala de la menor
La/SI/DO/RE/MI/FA/SOL/LA
1º- 2º-3º- 4º- 5º-
6º- 7º - 8º-
6º-GRAU
FORMANDO ASSIM UMA LINHA MELODICA DE LA MENOR
TEMOS TAMBEM DENTRO DA ESCALA MENOR TRES ACORDES MENORES E TRES ACORDES MAIOR
Am/Dm/Em/C/F/G
TEMOS TAMBEM DENTRO DA ESCALA MENOR TRES ACORDES MENORES E TRES ACORDES MAIOR
Sequencia melódica de La menor
Am/ E7/ Am / A7 / Dm /G7 / C / F / Bm / B7/5-/ E7 / AM
ESCALA MAIOR: semitom se encontra do 3º- grau para 4º-grau e do 7º- para o 8º- grau
Sequencia melódica de La menor
Am/ E7/ Am / A7 / Dm /G7 / C / F / Bm / B7/5-/ E7 / AM
ESCALA MAIOR: semitom se encontra do 3º- grau para 4º-grau e do 7º- para o 8º- grau
aula 100% administrada na academia moderna do cavaquinho